Kaionara: teu presente de aniversário está na periferia!
A candidata a vereadora por Florianópolis pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Kaionara dos Santos, completou 44 anos nesta terça-feira, 3 de outubro, em plena campanha eleitoral por uma das 23 vagas disputadíssimas no parlamento da capital catarinense. A militante relata que essa data que sempre foi festejada com sua família e amigos, agora passa ofuscada por consequência da Covid-19 e pela grave crise socioeconômica.
Com virtudes diversificadas, a candidata faz questão de destacar seus atributos como mulher negra, filha, mãe, irmã, avó, prima e amiga. Enfatiza sua luta como presidente da União de Negros pela Igualdade de Santa Catarina (Unegro-SC) e a importância de sua profissão de assistente social.
Durante entrevista para o jornalista Valdo Santos, no último domingo, 1º de novembro, no programa “Edição Urgente”, na TVC Jornalismo, o apresentador perguntou a postulante ao cargo de vereadora da “Ilha da Magia” sobre o que ela desejaria receber de presente de aniversário, neste dia 3 de novembro.
Kaionara argumentou que neste momento de dificuldades, por motivo da pandemia do novo coronavírus e da grave crise econômica da população mais carente, o presente que ela mais desejaria é que as pessoas com melhores condições financeiras ajudassem as comunidades que necessitam urgentemente de comida.
“Peço às pessoas com mais condições econômicas que comprem cestas básicas e levem a uma comunidade que esteja precisando e doe esse alimento. Estou pedindo para que todos façam isso. Espero que meus amigos que queiram me dar presentes façam isso também, porque estou tentando fazer o mesmo para ajudar as pessoas que mais estão necessitando de amparo neste momento”, enfatizou a aniversariante.
Em certo momento da entrevista, Valdo Santos questionou a “futura parlamentar” sobre o abandono das regiões periféricas do município. O jornalista contextualizou que o poder público precisa inverter os valores de atendimento, pois este setor procura priorizar a parte central onde mora a elite, deixando de lado as comunidades mais carentes da cidade. Kaionara, que é candidata pela primeira vez ao cargo de vereadora, posicionou-se em defesa de suas origens, afirmando que a periferia precisa ser atendida de forma igualitária.
“Temos bastante trabalho pela frente. Esse abandono das comunidades pelo poder público me deixa muito triste, porque a maioria dos votos para se eleger na Câmara e na Prefeitura é da população mais pobre. É da população ribeirinha (…). As praias estão abandonadas, sem banheiros, sem pias para higienizar as mãos. Lixo por toda orla marítima e a falta de consciência por parte das pessoas que também não cuidam da natureza. Então, você observa que o abandono está grande em todas as regiões mais carentes”, argumentou Kaionara.
Em outra sabatina conduzida pelo jornalista Valdo Santos, tendo a participação do cronista Ulisses Santos, no dia 29 de outubro, no programa “Conexão Progressista”, transmitido ao vivo na TVC Jornalismo e TV Jovens Cronistas, Kaionara explicou a proposta-chave de sua campanha eleitoral. Ulisses perguntou como a candidata pretende utilizar o mandato na luta pelo movimento negro.
Respondeu que será por meio de “políticas de ações afirmativas, sendo este o meu ‘carro-piloto’ da campanha. Estou há um ano me preparando para ser vereadora aqui em Florianópolis. E por conta disso, a gente formou uma equipe que pensou políticas afirmativas efetivas, que realmente funcione no município com inclusão, emprego e renda. A discriminação com a população negra aqui é muito latente. Eu mesma passei por isso. Vou lutar para desmistificar esse rito racista que permeia pelo município e por toda Santa Catarina”, disse a assistente social.
No final da entrevista, Valdo Santos perguntou à candidata a vereadora pelo PCdoB de Florianópolis, como ela está realizando a campanha neste momento difícil de pandemia provocada pelo coronavírus. Se trabalha de maneira ‘solo’ ou tem uma equipe para atuar nas ações de rua e nas mídias sociais.
A aniversariante afirmou que neste momento está com uma equipe de 15 pessoas. Disse que é a melhor equipe do mundo! “São todos amigos do Serviço Social. Amigos assistentes sociais. Amigos da hotelaria, porque trabalhei nessa área como governanta. São amigos que conheci na vida inteira e amigos da militância da Unegro. Envolvi todos eles na minha campanha e está tendo um resultado bem legal, porque cada um traz uma ideia e vamos construindo juntos, passo a passo, nossas ações políticas para conquistarmos a tão sonhada vaga na Câmara”, finalizou Kaionara.
ASSISTA AO VÍDEO COM A ENTREVISTA:
Fontes: Kaionara, TVC e TVJC
Fotos: arquivo/Kaionara
Inscreva-se no canal da TVC Jornalismo, no YouTube, assista, curta e compartilhe nossas transmissões ao vivo e vídeos gravados neste link: https://bit.ly/2U6cia7
Comentários
Postar um comentário