Venezuela lança plano emergencial para socorrer trabalhadores



Por Valdo Santos - Jornalista

O plano de emergência venezuelano foi anunciado pelo presidente Nicolás Maduro, neste domingo, 22 de março, para atender trabalhadores com medidas de proteção social. Durante seis meses, o governo pagará os salários dos operários de pequenas e médias empresas privadas e garantirá o pagamento dos funcionários públicos para que todos fiquem em casa neste período de pandemia do novo coronavírus. 

Entre as principais medidas, Maduro decretou a proibição de demitir trabalhadores até o final deste ano. Por seis meses, o governo proíbe a cobrança de aluguel, prestação e juros de qualquer financiamento. Por tempo indeterminado, o presidente autorizou a suspensão de taxas de serviços de água, luz e gás. 

O presidente do país latino-americano afirma que neste momento de crise econômica e da pandemia do novo coronavírus, causadas pela incompetência do capitalismo mundial, o seu governo tem profundo entendimento da grave situação, no sentido de prevenir o povo venezuelano. “Nós temos a consciência e a decisão absoluta de proteger todos os empregos no país, proteger toda a operação de todas as empresas e negócios no país”, enfatizou Maduro.

Com uma população de aproximadamente 33 milhões de pessoas, a Venezuela beneficiará 7 milhões de famílias que receberão uma cesta básica de alimentos, a cada 15 dias, enquanto durar o estado de emergência no país. Maduro ainda anunciou a ativação de 46 hospitais de campanha e a incorporação de 4.200 leitos para atender à população infectada pela Covid-19. 

De acordo com o Brasil de Fato, “a Venezuela foi o primeiro país na América a decretar quarentena e adotar medidas como fechamento de fronteiras. Segundo o governo, se não fosse assim, hoje o país teria mais de 2 mil casos, no entanto, até o momento foram confirmados 77 infectados pela Covid-19”, relata o site.

Outra importante ação do governo chavista para enfrentar a pandemia foi o cancelamento de voos e o fechamento das fronteiras. Com isso, muitos venezuelanos não conseguiram sair de outros países e retornar à Venezuela. “Para isso, o governo bolivariano anunciou que em breve enviará uma aeronave da companhia aérea estatal Conviasa para resgatar cidadãos venezuelanos nos Estados Unidos e também em outros países, como Espanha”, informou o site Brasil de Fato.

ASSISTA AO VÍDEO:

Fontes: Brasil de Fato e UOL
Foto: reprodução da internet

Inscreva-se no canal da TVC Jornalismo, no YouTube, assista, curta e compartilhe nossas transmissões ao vivo e vídeos gravados neste link: https://www.youtube.com/channel/UC4Beh93d2xVh6GY1fPSBVYA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem leva a melhor no confronto de Inteligência Artificial?

DeepSeek ultrapassa ChatGPT

Como funciona a divisão dos poderes da República Federativa do Brasil