PT 40 anos: uma trajetória de lutas, erros e acertos


Por Valdo Santos - Jornalista

O Partido dos Trabalhadores completou 40 anos nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, com uma trajetória de sucesso durante estas quatro décadas, tendo neste percurso de tempo mais acertos do que erros. As comemorações de aniversário do maior partido de esquerda da América Latina foram realizadas no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de fevereiro, com várias atrações culturais e debates políticos.

Conforme descrito no histórico no site da legenda, “o PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral”.

No estatuto do partido, no artigo 1º, o aspecto que mais chama atenção é ‘o objetivo de construir o socialismo democrático’. Foi com essa pretensão que em 1989 o PT disputou a primeira eleição direta para presidente, depois de 21 anos de ditadura militar no Brasil. Lula chegou ao segundo turno, numa disputa acirrada com o candidato que representava da direita, Collor de Mello, mas foi derrotado por meio de uma ‘armação’ arquitetada pelas Organizações Globo, com a participação de outras ‘forças ocultas’.

O PT continuou persistindo e disputou outras duas eleições presidenciais, em 1994 e 1998, com Lula perdendo os dois pleitos para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Entretanto, o momento da redenção chegou e pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores, encabeçando uma frente de esquerda, elegeu Lula em 2002 e depois reelegeu o metalúrgico em 2006. O líder petista colocou em prática um governo que buscou resolver os problemas das camadas sociais mais carentes e a soberania brasileira.

“Primeiro presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional”, relata o site do partido. 

Outro fato inédito, realizado pelo PT durante esses 40 anos, foi a eleição e reeleição da primeira mulher presidente do Brasil, em 2010 e 2014, respectivamente. Dilma Rousseff assumiu o governo com o propósito de dar continuidade, consolidar e aprofundar os projetos iniciados nas duas gestões de Lula, que superou o desmonte desastroso promovido pelos dois mandatos dos tucanos. 

“Com a recondução de Dilma à Presidência, a fórmula exitosa que combina crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável está garantida. O País caminha rumo à ampliação do acesso da população à educação para tornar-se, definitivamente, a “Pátria Educadora””, resume a descrição da trajetória histórica no portal da sigla.

ASSISTA AO VÍDEO:

Fonte: PT
Foto: reprodução da internet 

Inscreva-se no canal da TVC Jornalismo, no YouTube, assista, curta e compartilhe nossas transmissões ao vivo e vídeos gravados neste link: https://www.youtube.com/channel/UC4Beh93d2xVh6GY1fPSBVYA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem leva a melhor no confronto de Inteligência Artificial?

DeepSeek ultrapassa ChatGPT

Como funciona a divisão dos poderes da República Federativa do Brasil