Lula critica Bolsonaro por incompetência no Enem
Por Valdo Santos - Jornalista
O ex-presidente Lula escreveu em em sua conta no Twitter nesta sexta-feira, 24 de janeiro, chamando o desgoverno Bolsonaro de incompetente, por motivo dos vários ‘erros primários’ na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
Com base em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU), que pediu para a Justiça Federal suspender o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu) até que os erros sejam corridos pelo MEC, Lula repercutiu em suas mídias sociais a notícia publicada na imprensa brasileira sobre a ‘balburdia’ no Enem, enfatizando que “é a incompetência do governo Bolsonaro destruindo o trabalho dos governos do PT para ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior”, escreveu o ex-presidente.
Já na tarde desta sexta-feira (24), a Justiça Federal atendeu a solicitação da DPU e determinou a suspensão dos resultados do Sisu, dando cinco dias para que o desgoverno Bolsonaro faça as devidas correções das falhas apontadas no Enem. Se esse prazo da decisão não for cumprido, o desgoverno poderá pagar multa diária de R$ 10 mil.
Durante o período de expectativas para a divulgação dos resultados, novas denúncias de problemas estão surgindo a cada momento através das mídias sociais. Inscrição duplicada, notas zeradas, alteração das notas de corte são alguns dos tantos exemplos denunciados por candidatos.
A DPU relata que os erros teriam prejudicados os participantes de maneira individual e coletiva, pois “tendo em vista que as notas das provas que foram revisadas podem ter sofrido substancial alteração, é certo que há a potencialidade de gerar algum impacto, ainda que de décimos, nos resultados finais de todos os candidatos, o suficiente para significar o acesso à vaga”, aponta o pedido da Defensoria.
Além do pedido à Justiça Federal para que determine a suspensão das inscrições do Sisu, o órgão também solicitou a alteração dos calendários do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do Prouni (Programa Universidade Para Todos) por motivo dos erros no Enem. As novas datas de inscrições deverão ser marcadas, após as correções de todos os problemas constatados no exame.
ASSISTA AO VÍDEO:
Inscreva-se no Canal da Rede Esquerda, no YouTube, assista, curta e compartilhe nossas transmissões ao vivo e vídeos gravados neste link: https://bit.ly/2U6cia7
Fotos: reprodução da internet

Comentários
Postar um comentário